Capa » Passo a Passo » Passo a passo: Aprenda a fazer um lindo fuxico!
Solidarium
Passo a passo: Aprenda a fazer um lindo fuxico!

Passo a passo: Aprenda a fazer um lindo fuxico!

Quem nunca quis fazer sua própria colcha de fuxico? Ou decorar aquela almofada antiga, que já perdeu a graça? Sabia que fazer flor de fuxico é mais fácil do que “fuxicar” com a vizinha? É sério, vem que eu te ensino!!

O fuxico é uma das técnicas de artesanato mais apaixonantes que existe no Brasil, há quem diga que ele é uma verdadeira terapia para quem faz.

Basta você reutilizar retalhos de tecido, de preferência estampados, para fazer as florzinhas que servem para decorar roupas, almofadas, colchas, enfim, aquilo que sua imaginação permitir.

Hoje existem diversos modelos de fuxico, uns são mais fáceis, outros mais complexos. A boa notícia é que não precisa ser uma expert no assunto para conseguir fazer suas primeiras peças, basta optar pelo modelo tradicional. Quer uma ajudinha? Veja no passo a passo!

 

Materiais

- Copo de vidrou ou tampa de lata.

- Papelão

- Tecido estampado

- Linha

- Agulha

 

Passo a passo

1. Com o copo, ou tampa de lata, faça um molde para os seus fuxicos num papelão. Lembre que ele precisa ter o dobro do tamanho que você deseja para o seu fuxico, mais uma sobrinha para o alinhavo.

2. Com o seu molde trace os círculos do fuxico no avesso do tecido. Use giz ou uma caneta de tinta solúvel em água. Recorte os círculos com a tesoura.

Passo a passo: Aprenda a fazer uma flor de fuxico perfeita!

3. Dobre uma pequena borda em torno do seu círculo enquanto alinhava. Use uma linha forte de boa qualidade para resistir.

Passo a passo: Aprenda a fazer uma flor de fuxico perfeita!

4. Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas do centro se unam. Dê dois pontos para prender bem o fio, um nó e corte a linha. Aperte o seu fuxico para que ele assente.
Dica importante: Se você alinhavar seu fuxico com pontos bem próximos, ele ficará com o miolo mais abertinho, como do fuxico ao lado. Esse alinhavo fica bem se você for colocar um botão ou outro enfeite no centro do seu fuxico.

Passo a passo: Aprenda a fazer uma flor de fuxico perfeita!

5. Veja ao lado como alinhavar para que o fuxico fique com o miolo mais fechadinho. Dê os pontos mais distantes uns dos outros.

Passo a passo: Aprenda a fazer uma flor de fuxico perfeita!

6. Perceberam a diferença? O alinhavo com pontos mais distantes fez com que o miolo do fuxico ficasse mais fechado. Esse alinhavo é ideal para quando você cria peças que deixam o centro do fuxico à mostra, como colchas e jogos americanos, por exemplo.

 

Esse passo a  passo foi retirado do site Vila do artesão  .

 

Sobre priscila

Comunicadora daquelas que adora uma boa prosa sobre tudo. Amante incondicional da criatividade humana, se apega fácil a retalhos coloridos e pessoas carinhosas. Acredita que amor é feito de patchwork e que o feito à mão ainda vai transformar o mundo!

8 comentários

  1. Adoro este tipo de trabalho. Já fiz coisas muito lindas e exclusivas.
    Boas dicas são sempre bem vindas.

    Abração.

  2. Muito Obrigado Sônia!
    Continue ligada aqui no Blog, pois nós vamos continuar trazendo muitas novidades todos os dias ;)
    Abraços,

    Tiago.

  3. Adoro trabalhos manuais! Fuxico é um trabalho muito lindo e delicado!

  4. gosto muito enquanto viajo faço fuxico no onibus nem vejo a maratona da viagem nem o tempo passar muito obrigado…até

  5. Obrigada!
    Coisas simples e criativas são sempre bem-vindas!
    Parabéns…

  6. amei aprender nossa e muito facil

  7. maria clarete viana rodrigues

    gostaria da saber se os pedaços de pano para fazer tapete amarradinho, pode ser de malha e mais ou menos quantos centimetros são as fitas.

  8. Muito legal. Vou fazer uma capa para a minha cadeira de balanço
    utilizando fuxico feito com pontos mais largos.
    Parabéns pela iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

10% OFF para Comprar na Solidarium ;)

Close