capa

Passo a passo: Tapete feito com pompom de lã!

Outro dia postamos uma foto desse lindo tapete em nossa página do Facebook e fez o maior sucesso, nossas leitoras assíduas que acompanham diariamente todas nossas dicas, pediram para que publicássemos o passo a passo do famoso tapete de pompom de lã.

Pois bem, hoje vamos mostrar como é fácil fazer esse lindo tapete, ele é tão fácil que ainda dá tempo de você presentear sua mãe, sua vó, sua tia, nesse domingo de Mães! Vamos lá?!

 

 

Materiais:

- Tela para tapeçaria

- 60 novelos de lã (cinco de cada cor). Aqui se usou o fio acrílico Pingouin Família nos tons Neón (335), Aruba (590), Elegância (1418), Cancun (1508), Veraneio (1654), Amazônia (1673), Suco (2260), Fiesta (2378), Magenta (4355), Bulgari (4695), Bromélia (5354) e Arranjo Mix (6253).

- Disco Pom-pom fácil (ou se você preferir dá para fazer pompom com garfo)

- Agulha para crochê nº 3,5

- Tesoura

 

Passo a passo

1. Corte uma circunferência de 95 cm de diâmetro na tela. Para evitar que desfie, costure um viés na borda.

2. No método tradicional de fazer pompons, são usados círculos de papelão com um furo no meio, porém eles resistem a poucas bolinhas, já que rasgam facilmente. Aqui, preferimos um acessório formado de quatro arcos plásticos, encaixados em pares, que rende pompons de 4 cm.

3. Enrole a lã em cada par até cobri-lo todo.

4. Encaixe as bases dos pares, o que resulta em um anel duplo.

5. Corte os fios na dobra – cuidado para não desencaixar as peças.

6. Corte um pedaço de 20 cm de lã da mesma cor com que se está trabalhando. Então afaste um pouquinho um anel do outro, abrindo espaço para amarrar o miolo com o fio. Dê um ou mais nós, de modo a ficar firme, e deixe sobras de fio de cada lado.

7. Retire os arcos – o pompom está pronto!

8. Prenda o primeiro deles no centro da tela: com a agulha de crochê, passe as pontas do fio pela tela, deixando um intervalo de pelo menos dois buraquinhos entre elas, e faça dois nós.

9. Repita com os demais pompons, encostando um no outro, mas sem comprimi-los. Mescle os tons a gosto. Quando o tapete estiver pronto, aplique resina antiderrapante na face inferior.

Gostaram? Então aproveite para fazer o seu, abra uma loja na Solidarium e compartilhe seus artesanatos com todo o país!

Veja outros modelos de tapetes artesanais:

 

 

 Tapete circulos| A arte de fazer crochê   Tapete redondo de crochê| Feitos por mim  Tapete Rosas brancas| Claudia Xavier artesanatos
 Tapete Rosas Vermelhas| Claudia Xavier artesanatos  Tapete Cru| Toca tapetes ofício artesanal   Tapete de malha listrado| Toca tapetes ofício artesanal

 

Esse Passo a passo foi retirado do site Casa Abril.

16 Comentários

  1. carmem campos

    achei lindo e fácil de fazer, so gostaria de saber se o acessorio pra fazer os pom pom se pode ser encontrado em lojas de artesanato.
    Obrigado

    • priscila

      Olá Carmem, que bom que você gostou da nossa dica!
      Esse acessório se chama pompom fácil, e pode ser encontrado com facilidade nas lojas de artesanato sim!
      Abraços!

  2. Beatriz

    Olá.. Adoreii. Estou apaixonada e vou fazer, só queria saber qual o tamanho do acessório pra fazer o pom pom (que é o pompom fácil) e se tem algum tamanho específico? Obg

  3. Margareth Lamblet

    Acho muito legal da parte de vocês ter esse desprendimento de ensiar o passo a passo para nós que adoramos coisas bonitas. Meus parabéns pela iniciativa!Vocês são realmente solidários!

    • priscila

      Obrigada pelo carinho Margareth!
      São mensagens assim que nos motiva cada dia mais para trazermos as melhores dicas!

      Abraços!

  4. eliane

    ola meninas me ajudem por favor,ja fiz as bolinhas mas nao sei como fazer as bordas da tela,obrigada

  5. Nadja

    Olá! Adorei, estou apaixonada por esse tapete e louca para tentar fazer um, mas tenho uma dúvida:Para lavar esse tapete depois, tem algum jeito específico para não estragar?Obrigada pela atenção!

    • priscila

      Olá Nadja, fiquei feliz que gostou do passo a passo de tapete com pompom. Olha uma dica super legal para lavar esse tapete charmoso é deixá-lo de molho no sabão em pó e depois esfregar levemente com as mãos! Assim ele vai ficar limpinho, cheirosinho e ainda vai durar bem mais!

      Beijão!

  6. sheila

    Achei lindo gostaria de saber qual a media de gasto pra fazer um tapete de 1,5m e de quantos novelos irei precisar. Obrigada

  7. minha mãe está fazendo um tapete de rosa de varias cores

  8. alecsandra folli

    ola gostaria de ver uma foto do novelo de la usado pois nao sei qual devo comprar, obrigada.

  9. michelle cristina rodrigues

    ola eu estou fazendo os pompons, mas só que percebi que os pompons estão desfiando se eu puxar algum fio, e eu apertei muito bem os nós. Então gostaria de saber se você tem alguma dica para os fios não se desfazarem. bjs e desde já muito obrigada.

  10. michelle cristina rodrigues

    oii eu fiz uma pergunta há mais de um mês e eu gostaria muito que você me respondesse.
    Obrigada!

    • Patricia

      Oi Michelle,

      Os meus pompons também soltam quando puxados o fios, o que eu fiz foi colocar super bonder, mas não gostei muito do resultado por ficarem duros, talvez colocando em menos quantidade ficaria melhor, estou fazendo e experimentando, mas gostaria de uma opinião do blog.

  11. Priscill

    Bom dia… desejo ter maiores informações de acabamento. Vc usa viés para o canto da tela? E qual tecido de forro para o tapete?
    Obrigada, Xará!

Deixe um Comentário

*